terça-feira, 19 de maio de 2009

Tema da vez: Bissexualidade


As pessoas tendem a seguir ( ou pelo menos tentam seguir) os padrões estabelecidos, seja na estética, na moda, na política ou no comportamento. Na era dos reality shows e das celebridades instantâneas, todos querem ser a bola da vez. Ultimamente venho observando um certo " modismo contemporâneo" com a bissexualidade. Pessoas antes encobertas por inúmeros véus de pudores, agora escancaram suas atitudes e gritam aos quatro ventos suas preferências, seus desejos, suas necessidades. Mas até que ponto isso corresponde à suas verdadeiras convicções?
Bissexual é aquele indivíduo que sente atração afetivo-sexual por pessoas do mesmo sexo e do sexo oposto. Não significa, necessariamente, estar com um homem atras e uma mulher na frente - ou vice versa. Significa, exatamente, estar aberto e predisposto à ambas as possibilidades.
A vida é um ciclo bio-psico-social, ou, traduzindo em miúdos, uma constante e gradativa construção. Muitos estudiosos defendem a idéia de que os bissexuais são, nada mais, do que homossexuais que não tiveram coragem de "sair do armário". Outros, como a sexóloga Adriana Sommer da Costa, afirmam que " se essa pessoa se deixar sofrer muito pelo preconceito, o que, depende do seu modo de ser, ele vai acabar sofrendo duplamente, pois se deixar um ou o outro sexo de lado, ira se sentir um eterno incompleto".
O fato é que a bissexualidade não é uma invenção contemporânea. Os problemas são os mesmos de sempre. A homofobia é subtitída pela bifobia. E, a partir daí surgem inúmeros questionamentos:
Será a bissexualidade o sexo do futuro? É apenas mais uma dentre o imenso rol de possibilidades da sexualidade humana? É uma carapaça para encobertar os homossexuais mascarados?
Enfim, conto com a participação de todos com esse assunto tão relevante, delicado e complexo. E não se esqueçam que esse é um espaço aberto a todos os pontos de vista. Não tenham receio em expor suas idéias. Contemple-nos com sua valorosa opinião.
Vamos falar de sexo?

Acompanhando as tendências, algumas celebridades que se declaram bissexuais:



16 comentários:

  1. Mmmmmm... a Fergie! Sabe, não creio ser uma tendência, mas sim uma maior abertura para tratar esse assunto. Antes era mais complicado e menos aceito.

    Abraços,

    Enfil

    ResponderExcluir
  2. " A ser "Bi sexual " para alguns ainda é um tabu, porem ter desejos é normal , mas a spessoas muitas vezes se prendem por valores de familia ou vergonha apenas.. e fazem tudo escondidinho.. bom eu ão sou bi , mas confesso ter curiosidade,mas ainda prefiro homens, mas dai isso é questaum pessoal e individualissiiimo...
    adorei o blog !!
    estou a acompanhando..

    beijos !!

    ResponderExcluir
  3. ...felizes os que tem a coragem
    de assumir suas preferências
    sexuais sem pudor.

    eu gosto de homem...rsss
    se fosse o contrário,
    diria...pois tenho a alma nua.

    bjs, menino!

    obrigada pelos carinhos lá em casa.

    ResponderExcluir
  4. Olá Roberto! Gostei muito do tema proposto, pois muito se vê por aí discussões sobre a homossexualidade, e pouco se sabe sobre a BI. Conforme disseste, creio que as pessoas em geral tem ideias muito superficiais sobre a BI,e pensam: homem com homem não pode, mas se tiver uma mulher mo meio aí já é outra coisa. E se forem duas mulheres e um homem, melhor ainda!!! Ai já é orgia, libertinage, bem aí ja pode!
    Confesso que eu também nunca pensei mais profundamente neste tema, mas acredito ser uma outra forma de viver a sexualidade e que é mais facilmente aceita pela sociedade por conter dentro dela a heterossexualidade...mas de certeza muita psicologia por trás desse pano. Vou acompanhar atentamente para saber mais...Parabém pelo espaço! Beijos H2Oh!

    ResponderExcluir
  5. Roberto, deu qualquer mensagem de erro aqui quando fui enviar o comentário e pensei te-lo perdido, reescrevi. Caso tenha dois podes desprezar um, a menos que queiras um BI-comentário...;)

    ResponderExcluir
  6. Olá Roberto, a bissexualidade, um tema interessante sim, vamos lá então tratar disto com a seriedade que o assunto exije:)
    Se nos deixar-mos de falsos preconceitos e tabus, veremos claramente que todos nós, sem excepção, já nos imaginámos sim, ora a ser beijados e tocados seja por um homem, seja por uma mulher,a questão é a abertura ao assunto e perceber se seriamos capazes de passar do pensamento ao acto...é aí que reside a capacidade de nos defenir-mos, não penso que sejamos todos bissexuais por isso, nem que sejamos homosexuais por isso,penso que cada um tem de se descobrir, e de se definir a si próprio, sabendo nós, que só utilizamos uma pequena parte do nosso cérebro, imaginemos tudo o que a outra parte esconde, e se estimulada o que poderemos descobrir de nós próprios:)
    Eu encaro a bissexualidade e a homossexualidade com naturalidade, não me fere, não me choca, respeito:)
    Beijinhos e obrigada pelo carinho da visita ao meu cantinho:)
    Liliana

    ResponderExcluir
  7. Se todos temos as porções feminina e masculina, imagino que nos "Bi" exista o equilíbrio perfeito, então!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse seu espaço, muito importante e belíssimo!

    Quanto a bissexualidade, penso que o der humano já nasce com as duas tendências, que ao longo do amadurecimento se firma, de uma lado ou de outro,essas pessoas possuim a característica principal de não fazer distinção nos sentimentos, sendo do mesmo sexo ou não.
    Considero normal, o preconceito existe, mas hoje em dia muita coisa mudou, ainda bem!Viva a Liberdade!

    Beijos,

    Reggina Moon

    ResponderExcluir
  9. Muito legal e interessante esse teu espaço! Estarei mais vzs por aqui! Este é um tema muito polêmico! Acho que cada um deve procurar ser feliz! Sou hetero, não concrdo com bissexualdade, nm com a homossexualidade, mas respeito a opção dos outros! O segredo está aí,no respeto e na tolerancia c os outros! ABRAÇO

    ResponderExcluir
  10. Oi,Roberto!

    A sexualidade em si, já é um assunto complexo e amplo. E dentro desta complexidade as opções sexuais, já tão marginalizadas pelo preconceito e pelas regras obsoletas impostas pela sociedade, acabam se mascarando. Muitos se dizem homosexuais, movidos pela modernidade e muitos se escondem, com receio da aversão pelo que é diferente. Assumir qualquer tipo de opção de sexualidade, embora isso parecendo ser hj normal, é na verdade um ato de coragem, privilégio de poucos. O sexo é de uma simplicidade notável, mas o ser humano tende sempre a complicar, ou a sociedade rejeita o que não é "normal". Temos que saber administrar essas situações.


    Muito bom o teu blog!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Estou gostando de ver... opiniões sinceras e palavras descobertas. Para falar de sexo, é isso que temos que fazer, despirmos-nos de todos os nossos pudores. Em breve, para dinamizar mais o blog, teremos a participação de uma grande colunista que irá discutir temas polêmicos como esse, bem como vai rolar um esquema de perguntas e respostas...

    AGUARDEM!!

    Grande abraço a todos e sintam-se em casa.

    ResponderExcluir
  12. Porque tudo é oferecido pronto ao ser humano, tudo está e é pré-conceituado, penso que talvez sempre tenhamos vivido num mundo de maioria bissexual... A curiosidade, especialmente a curiosidade sexual, faz parte da natureza humana... Da curiosidade ao desejo de experimentar é só um pulinho, que transforma-se num grande salto diante de tanto preconceito.

    Este mundo pode ser um armário... (Desde sempre...)

    Adorei o post! Beijos, Roberto, e inté!

    ResponderExcluir
  13. Passei anos tentando renegando minha bissexualidade, até que resolvi aceitá-la!
    Hj tenho mais possibilidades, menos preconceitos e não penso muito no assunto. Sou o que sou.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  14. Uma vez ouvi que certos são os BI porque esses amam a pessoa, não o sexo delas.

    Sem contar que o BI tem pelo menos o DOBRO de possibilidades de encontrar alguém, né não?

    Eu só não sou BI por completa falta de tesão no mesmo sexo, mas se fosse escolha, COM certeza eu seria!

    abraço

    ResponderExcluir
  15. Bom, boa tarde sou homossexual, tenho tido um relacionamento com um homem casado, bissexual, sentimos ambos atracção e "um gostar" pelo outro. Em casa ele não tem intimidade com a sua esposa!
    Mais tarde ela descobriu que ele mantinha contactos com uma pessoa, foi questionado quem seria a pessoa... ele conseguiu mentir e dizer que era uma mulher, eu consegui ajudá-lo e mantendo no entanto a ideia de que seria a minha mulher amante dele com a qual a legitima dele falou.
    Sinto-me neste momento mal, porque ele poderá estar num processo de divórcio... sinto-me culpado, existe uma familia em jogo!
    Não sei dele neste momento por razões óbvias e sei que a minha vida é bem mais fácil, pois vivo só, não tenho filhos e património envolvido.
    Estou em conflito porque quando ele disse que ía contar toda a verdade, eu não deixei, pensei que o melhor seria simular a situação como ele tendo uma amante e foi oq ue foi feito!
    Penso que ele se vai revoltar... se deixar de falar comigo eu vou entender.. mas na realidade também não me sinto bem!
    Obrigado por me ouvirem...

    ResponderExcluir

As palavras são livres. Elas gostem de dançar ao sabor do vento. Então, liberte-as. Escancare aqui suas meias verdades, seus sentimentos, suas dúvidas... prometo que não vai doer!!