domingo, 14 de junho de 2009

Do começo ao fim ( filme)


Para quem ainda não conhece, o filme acima está causando muita polêmica antes mesmo de sua estréia. É que ele trata de um tema, digamos, delicado: uma relação amorosa entre dois irmãos ( Francisco e Thomás). O que me deixou mais curioso foi a naturalidade e a beleza com a qual o tema foi tratado. Por enquanto apenas o trailer está disponível, mas o filme promete ser magnífico...
Falar em incesto é incitar um turbilhão de dogmas e concepções que trazemos desde o berço. Desde pequenos aprendemos que isso é sujo, feio, nojento e errado. Eu acredito na liberdade e no amor. Por isso, meus antecipados aplausos ao filme, pela coragem em trazer à tona essa discussão. Não quero dizer com isso que considero natural ou que concordo com esse ponto de vista. Mas, ao mesmo tempo, não consigo vislumbrar qualquer vestígio de sujeira ou pecado em uma relação lastreada no amor e no respeito. O relacionamento entre consaguineos já foi considerada uma prática natural e,até mesmo, estimulada. Iso deixa claro que a odiosidade em relação a esse tema é meramente uma construção cultural, fundamentada em motivações políticas, econômicas, religiosas e morais.
Como a proposta do blog é promover a discussão, tentar desconstruir os velhos dogmas e, os tabus que formam uma densa muralha em nossas idéias, gostaria de saber dos ilustres leitores, a vossa opinião a respeito do tema.

Eis o link do trailer do filme "Do começo ao fim" do Diretor Aluizio Abranches:
http://www.youtube.com/watch?v=3DVa2DKSnU0

Grande abraço a todos!

Vamos falar de sexo?

21 comentários:

  1. Olá meu amigo, quero agradecer-te a visita ao canto dos pensamentos, e os mimos das tuas palavras, quanto ao assunto que hoje nos fazes chegar, julgo estar longe de entender e aceitar uma relação assim, não porque ache sujo, simplesmente acho que amor de irmão está muito além da carne, não passa por aí, não conseguiria encarar uma relação dessas no seio da minha família, não sei, é um assunto complexo, mas existem casos reais, todos sabemos disso, e é bom que se fale deles nessa perspectiva natural,talvez um dia se venham a encarar as coisas de outra maneira, há uns anos, ninguém falava de sexo, hoje não se fala de outra coisa e ainda bem que temos a possibilidade de discutir todas as vertentes que o assumem:)
    Beijinhos mil e uma óptima semana

    ResponderExcluir
  2. Roberto,

    quem não fez - ou gostaria de fazer - uma menage a trois, a quatre ou mesmo um bacanal?
    Quem nunca fantasiou - pelo menos - com um(a) garot(a/o) de programa?
    Quem não sentiu ou não pensou na possibilidade de algo mais profundo com um parente próximo?
    Ainda vou mais longe: quem nunca teve uma - por mais leve que seja - tendenciazinha a algum tipo de prática sadomasoquista? Tá certo! Não precisa machucar, humilhar, ou coisa pior! Mas um tapinha na hora e no lugar certo...
    Enfim, são tantas as questões quando se trata de sexo, do bom, sem neuras, que qualquer pessoa se acende na hora - uns contra, outros a favor, alguns horrorizados, outros assanhados... rs.
    Sexo é bom, de qualquer maneira. E todo mundo gosta!
    Andei passeando pelo seu blog e gostei demais, principalmente da forma clara, limpa e aberta com que você trata de todos esses assuntos e com que propõe a discussão. Parabéns!
    Passarei por aqui mais vezes. Por enquanto, vou seguir alguns conselhos masturbatórios, aguardar o lançamento desse filme e ficar de olho neste espaço. E, claro! Vamos falar de sexo! Sempre! E muito!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Tem conflitante...e você já esclareceu.
    Verei o filme,a direção será fundamental nesta abordagem.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Ney, vi o trailer e achei o filme muito bacana, tema interessantissimo. Vou querer ver com certeza. Pena que a gente vive numa sociedade hipocrita que já está se articulando para derrubar o filme. Mas não vamos deixar isso acontecer!

    Bjo

    Ciça

    ResponderExcluir
  5. Ultrapassamos os 2.000 acessos. Isso significa que muitas pessoas estão enfrentando seus dragões e descobrindo que eles não passavam de moinhos de vento. O sexo deve ser livre como as palavras. Vamos romper os tabus. Vamos dialogar sobre tudo. Questionar, aprender, dividir experiências.
    Obrigado a todos os que têm contribuído para a construção desse espaço.
    Então façamos disso um vórtice de possibilidades...
    E aí, vamos falar de sexo?

    ResponderExcluir
  6. Adorei a tua escrita Roberto , vou voltar

    Bj

    ResponderExcluir
  7. Roberto,

    Realmente, esse filme vai causar muita polêmica!
    Muito bom seu Blog, adorei mesmo!!Virei sempre aki me informar sobre tudo...e os temas são ótimos!
    Grata por sua visita,

    Uma Boa Noite!!!
    Beijos,

    Reggina Moon

    Conheça também:

    www.pecadopoetico.blogspot.com
    (meu lado "B" (rs))
    Vou linkar o seu Blog lá...

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelas visitas ao meu blog, por todos os seus cometários...
    Cá voltarei mais vezes, pois agradou-me a sua maneira escrita.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Não há longe, teu mundo a ilha
    Tens andar gingão mesmo à maneira
    O verde é manto que te afaga os pés
    O mar é o teu azul por cabeceira

    Passos ao encontro
    Alma cheia de cor e ilusão
    Braços abertos à aventura
    O mundo na palma da mão


    Bom fim de semana

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Boa dica e assunto polemico e sempre instigante!
    Vamos conferir!
    LEO

    ResponderExcluir
  11. oi, ney...
    sou liberal e cabeça aberta, mas tenho meus critérios e limites. considero justa toda forma de amor, sabe por quê? porque cada um é responsável por si, então, quem sou eu pra julgar?

    se alguém tem que dar satisfações e justificativas pelo que sente e por quem sente, não é pra mim!

    "eu acredito na liberdade e no amor."
    vc disse tudo!


    bjão da fê =D

    ResponderExcluir
  12. Nossa...realmente é um assunto complexo...As pessoas taxam de anti-natural tudo que acham diferente demasi e não sabem explicar...só acho que se acontece/aconteceu, alguma explicaçaõ tem que ter, amor, carma, atração. Mas acho importante ver com a cabeça aberta, para tentar entender, ao ao menos aceitar...afinal ninguém disse que pode ser fácil, nem para quem convive nem para quem vive, afinal quem sente a atração pelo irmão tb deve se sentir diferente...e entre primos era o que mais existia! Acho que pode ser chocante pela surpresa que causa às pessoas, só acho que ninguém deve se alarmar e sim procurar ajudar, afinal é uma situação delicada, ninguém se apaixona porque quer. Enfim, acho que é por aí...O diretor tocou em duas feridas de uam vez só: o amor entre irmãos e a homossexualidade..acho que muita gente ainda vai falar desse filme...e com certeza a igreja vai tentar proibir..ou seja, será campeão de bilheteria rsrssrs.

    Abraços.
    Fábio.

    ResponderExcluir
  13. Concordo contigo!
    As pessoas falam tanto e querem tanto a liberdade, mas não sabem respeitar a opinião alheia!



    Beijos
    Jota.

    ResponderExcluir
  14. Ola!!Tem um selo do Vertigo para você, vá lá e pega!!

    ResponderExcluir
  15. To muito ansiosa pra ver esse filme. Muito.
    Um beijo,
    L.

    ResponderExcluir
  16. Adorei o tema e fiquei curiosíssima pra assistir ao filme! Concordo com o Zeca, acho mesmo que cada um de nós tem desejos recônditos, somente capazes de ser revelados quando alguém, antecipadamente, se mostra favorável ao que vc pensa.
    Acredito que sexo é uma prática indispensável para o auto-conhecimento e o conhecimento do outro.
    Puxa, mas que linguajar mais técnico pra uma coisa tao deliciosa de se fazer, ne não?
    Sobre o incesto, vejo muita coisa cultural nas concepções que nos transmitem, embora saibamos que hajam implicações genéticas, em caso de filhos... em todo caso, é um assunto que merece ser discutido sempre, porque a falta de discussão leva a práticas violentas, em que não há uma consenso entre as partes...
    Liberdade no amor! Acredito nisso como em mi nha propria vida!

    Parabéns por tão desafiador debate!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  17. Uma paixão desapaixonada
    Uma razão desencontrada
    Uma palavra vazia de sentido
    Uma inquietação gerada do nada

    A calmaria é o fim da tempestade
    Ou será o princípio da tormenta?!
    As velas recolhem o vento
    Minha alma acolhe o que o coração inventa


    Boa semana



    Abraço

    ResponderExcluir
  18. Vi o trailer, adorei antes de mais nada o amor eu els tem um pelo outro desde "o começo",tanto que me apaixonei pelos personagens, mas, por enauqnto isso pra mim só é valido na ficção.
    A mente ainda tem muito pra se abrir. Claro que se convivesse com s, não atiraria pedras, mas, é bem difícil né, ir contra a cultura? Se preciso a gente aprende.
    O que vale é ser feliz

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. estou louca para ver esse filme, será um marco na história do cinema nacional.

    ResponderExcluir
  20. Vi o filme hoje e achei-o de uma delicadeza extrema! A relação amorosa vai sendo mostrada pelos olhos dos próprios personagens, por isso, ao meu ver, é livre de julgamentos, é pura. Bem no início do filme já é dito em off que o menino escolheu abrir os olhos e ver o irmão, ali já está se falando de livre arbítrio, de escolhas... A direção é belíssima, a fotografia do filme também. Além da atuação de atores como Julia Lemertz e o pequeno Lucas Cotrim, que me impressionou muito. Um filme poético, que fala muito mais por imagens do que por palavras.
    Estou encantada. Um filme sensível que vale muito a pena ser degustado sem preconceitos.

    ResponderExcluir

As palavras são livres. Elas gostem de dançar ao sabor do vento. Então, liberte-as. Escancare aqui suas meias verdades, seus sentimentos, suas dúvidas... prometo que não vai doer!!